PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES FAZ BALANÇO POSITIVO DOS PRIMEIROS SEIS MESES DA ATUAL LEGISLATURA

A Câmara de Vereadores de Pinheiro está em recesso e retornará no próximo dia 1º de agosto as suas atividades normais de expediente e principalmente as sessões ordinárias às terças e quartas-feiras. No último pleito, em 2016, foi conferido mandato para candidatos que até então ainda não tinham conseguido exito, fazendo assim, uma renovação de mais de 50% das cadeiras, criando uma expectativa positiva na população com a eleição de um parlamento forte, dinâmico e comprometido com as causas sociais.

Nesses primeiros 6 meses a Câmara de vereadores discutiu e aprovou mais de 250 indicações versando sob os mais variados assuntos, destacando-se a infraestrutura, dezenas de Projetos de lei foram analisados em tribuna ons sendo recepcionados do executivo e outros de autoria do próprio legislativo municipal e ainda uma centenas de moções foram discutidas e aprovadas em plenário.

A atual legislatura tem se destacada também no número de audiências públicas com autoridades e órgãos públicos que atuam diretamente com a população, com destaque para a Sessão Ordinária que recebeu os os gerentes de bancos das agências instaladas na cidade, na ocasião problemas de cunho administrativo foram abordados como a problemática das filas excessivas e a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos. O tema segurança lotou várias vezes a galeria do Palácio do Legislativo municipal para exigir das autoridades um posicionamento sobre os altos índices de criminalidade na cidade e vários outros temas foram abordados.

Para o Presidente da Casa, Vereador Elizeu de Tantam a realização dessas audiências são de grande relevância para a comunidade pinheirense: “nós que estamos como representantes da população pinheirense, temos como obrigação cumprir com nossas agendas de prioridades visando sempre o bem comum de todos, e sob essa ótica se faz necessário buscar essas parcerias com os demais órgãos de fiscalização, controle e inibição, nesses primeiros seis meses conversamos com políticos, delegados, promotores e principalmente com representantes de classes, nesses encontro podemos ouvir dessas pessoas os nortes que podemos dar para nossas ações enquanto vereadores e representantes do povo” destacou o Ver. Elizeu de Tantam  (PP).

A implantação da Rádio Câmara, criação e modernização do site da Câmara e a implementação do portal da transparência foram ações de efetivaram a cara da nova gestão. Vereadores atuantes marcam história como uma das mais assíduas composição do parlamento municipal de todos os tempos. Destacamos abaixo algumas discussões travadas no Plenário José de Arimateia Nunes:

Prof. Dr. Dimas (UFMA) abordando em plenário a ideia legislativa da criação da UFBAM – Universidade Federal da Baixada Maranhense:

Pastor Ribamar Braga explanando sobre sua obra literária “Não Confunda”

Vereadores recebendo de representantes da Guarda Municipal de Pinheiro projeto de lei para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV

Vereadores acompanhando a assinatura de termo de adesão ao programa “Câmara em Dia” do Ministério Público, na ocasião participava da audiência pública o Promotor Dr. Frederico Biachini.

Vereadores recepcionando o Dep. Estadual Junior Verde, representante da Frente Parlamentar da Agricultura e Pesca.

Parlamentares recepcionando o Prefeito João Luciano, na oportunidade foi apresentando relatório fiscal dos primeiros meses de gestão do executivo.

O Procon-MA foi outro grande parceiro e por várias vezes esteve na cidade de Pinheiro, em uma dessas oportunidades foi convidado pela Câmara para tratar de algumas problemáticas. Na ocasião Duarte Junior ladeado pelos parlamentares.

Representantes bancários de agências sediadas em Pinheiro, na ocasião foram abordados temas como filas em bancos e dinheiros em terminais.

Prof. da UFMA abordando as dificuldades que a Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro, vem passando.