ATENDENDO REQUERIMENTO DO VEREADOR SANDRO LIMA, REPRESENTANTES DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL PARTICIPARAM DE SESSÃO PARA DEBATER PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS DA CATEGORIA.

Na Sessão de hoje (04) a Câmara de Vereadores recebeu os representantes da Guarda Civil Municipal para um debate aberto com os parlamentares sobre a elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos que estabelecerá direitos aos profissionais de segurança que compõe a guarda civil municipal.

Quem iniciou falando em nome da categoria foi Thiago Cordeiro que lembrou aos presentes que há nove anos a guarda municipal vem desenvolvendo seu trabalho no município e enfatizou que apesar de se tratar de uma classe destinada ao desenvolvimento da segurança preventiva, a instituição não se limita a essa condição pétrea e periodicamente realiza atividades de cunho social como distribuição de sestas básicas, ações sociais, palestras em escolas e outras ações.

Cordeiro continuou sua fala abordando o tema “armamento” e citou a LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014. Que regulamenta a guarda municipal em todo o país, sobre esse tema o representante da instituição deixou claro que esse é um segundo passo a ser tratado com a Câmara de Vereadores. Finalizou sua fala pedindo o poio dos vereadores e declarou: “os 15 vereadores são amigos da guarda civil independente de lado político, não sou político, sou guarda civil e quero trabalhar pela população (…) temos ânimo para trabalhar, precisamos de apoio, de suporte, de logística para trabalhar”.

Em seguida usou da palavra à advogada do sindicato estadual da classe, Drª Ionara Pinheiro Bispo que iniciou falando da importância do apoio da casa legislativa em prol do desenvolvimento de uma politica de valorização ao profissional da Guarda Civil Municipal, e se colocou a disposição, através do SIGMEMA – Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão. Drª Ionara lembrou que o sindicato tem levado essa discussão a todos os municípios do Maranhão e em Pinheiro não seria diferente dado à importância que a maior cidade da baixada tem na região.

A Advogada lembrou-se de algumas redações jurídicas que tratam do tema e enfatizou a importância da elaboração desse Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e finalizou pedindo aos parlamentares que: “não percamos o momento oportuno para que esta casa, que não é a casa competente para dar o procedimento inicial, nós sabemos disso, eu sei disso e vossas excelências também sabem disso, mas uma vez o projeto vindo para cá e a causa da guarda municipal se tornando uma causa madura teremos uma força muito grande para efetivação deste projeto”.

Em seguida todos os vereadores se manifestaram favoráveis pela implantação do PCCV e se puseram a disposição para levar ao executivo essa discussão, o autor do requerimento que motivou a oitiva defendeu que o posicionamento contínuo ao lado dos profissionais da Guarda Municipal e externalizou seu voto favorável quando o projeto entrar no tramite normal da casa de leis Pinheirense.