A CONVITE DOS VEREADORES BETO DE RIBÃO (PSD) E SANDRO LIMA (PCdoB) O PROFESSOR DIMAS USOU A TRIBUNA LIVRE PARA FALAR DO PROJETO DE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAIXADA MARANHENSE

Há alguns dias atrás iniciou no site do Senado Federal uma proposta de iniciativa cidadã originada pelo Professor Dr. Dimas dos Reis Ribeiro da Universidade Federal do Maranhão que tem como objetivo a criação da UFBAM – Universidade Federal da Baixada Maranhense como instituição independente, a proposta iniciou há poucos dias e precisa de no mínimo 20 mil apoios para seguir os tramites normais e entrar na pauta de discussão do congresso.

Para falar sobre esse tema o autor da proposta foi convidado a se inscrever na tribula livre da Câmara de Vereadores de Pinheiro, pelos edis Beto de Ribão (PSD) e Sandro Lima (PCdoB) para expor a ideia e conquistar apoios. Na Sessão do último dia 14 de junho os parlamentares puderam conhecer um pouco mais do projeto e ter uma posição com relação ao tema.

Em sua fala na tribuna o Professor Dimas lembrou alguns aspectos que fortalecem sua iniciativa, segundo ele a centralização da autonomia financeira na UFMA/São Luís inviabiliza uma serie de procedimentos que não deveria atrapalhar a vida no Campus, como exemplo citou pequenos problemas administrativos como a falta de material de expediente e higiene até questões pedagógicas quando é necessário aprovação para melhoramentos em determinados cursos ou até mesmo a inclusão de cursos e várias outras questões. O Doutor em Serviços Sociais fez um levantamento geográfico como reforço a sua base argumentativa e identificou que a UFBAM atenderia um montante populacional equivalente a 1.5 milhões de pessoas distribuídas em 63 municipios abrangendo assim toda a região da baixada e litoral maranhense que compreende mais 72 mil KM². Professor Dimas ainda lembrou aos presentes que essa área é superior em território do que os estados de Sergipe, Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Paraíba e Rio de Janeiro.

O professor reforçou as vantagens da criação do UFBAM e citou como principais:

• Orçamento próprio e autonomia para captar recursos e investimentos;
  • Manutenção do curso de medicina em Pinheiro;
  • Criação de novos cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento;

Ao finalizar sua fala, professor Dimas agradeceu a todos pela oportunidade e destacou a importância da parceria com o poder politico local e regional para que a proposta saia do papel. Em seguida os vereadores se manifestaram favoráveis e parabenizaram o autor da proposta pela iniciativa. De imediato o Presidente da Casa, Vereador Elizeu de Tantan (PP) entrou em contato com lideranças estaduais articulando reuniões para pleitear apoios na esfera federal.

O projeto está disponível para apoio no site do Senado Federal e qualquer pessoa pode votar clicando aqui e seguindo as instruções. É necessário um cadastro prévio, mas se o apoiador acessar e usar sua página do facebook o processo fica bem rápido e sem complicações. Todos os vereadores de Pinheiro se manifestaram como apoiadores dessa causa.