SINDICATOS DOS PSICOPEDAGOGOS DE PINHEIRO PARTICIPAM DE SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES

Na Sessão de hoje (12) a Câmara de Vereadores recebeu em sua Tribuna a Diretora Mobilizadora Municipal do Sindicato dos Psicopedagogos, a senhora Cassandra Maria Menezes Miranda para falar sobre a “importância do Psicopedagogo nas Instituições do Município”. A representante dos profissionais explanou em seu tempo na tribuna livre, que: o Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e auxilia no desenvolvimento de projetos favoráveis às mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam às dificuldades da construção do conhecimento.

A senhora Cassandra frisou ainda que já existe uma lei federal que regulamenta a profissão de Psicopedagogo em todo o território nacional: “o PLC 31/2010, originário da Câmara dos Deputados, a profissão poderá ser exercida não apenas por graduados em Psicopedagogia, mas também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia”.

Ao fim de sua fala, a Diretora do Sindicato agradeceu aos vereadores pelo espaço cedido e reforçou o convite à Câmara no sentido de entrar na briga para o fortalecimento da classe dos psicopedagogos em Pinheiro.